A importância do "não" na infância

Por CLUBE DA GURIZADINHA      08/01/2020 16:16:52

A vontade dos pais é satisfazer todas as vontades dos filhos, achando que isso irá lhe proporcionar felicidade. Porém, dizer o famoso “não” é o primeiro passo para ensinar os filhos a esperar e ter limites. Assim, eles irão aprender a lidar melhor com as adversidades que surgirem pelo caminho.

A compreensão do “não” começa a existir no momento em que a palavra é inserida pelos pais na vida da criança. O “não” precisa ser dito desde cedo, sempre que a gurizadinha apresentar um comportamento inadequado e que os pais percebam que é hora de colocar limites.

Por exemplo, quando a criança começa a comer na cadeirinha e joga a comida para fora, é o momento de colocar limites e ensinar a comer adequadamente. Afinal, as crianças são seres que estão em processo de aprendizado e por isso essa palavrinha, às vezes tão temida pelos pais, deve ser dita sempre com moderação.

A partir dos 2 anos de idade, a gurizadinha já consegue entender de forma mais clara as explicações verbais. É importante lembrar que, sempre que um “não” for dito, seja esclarecido o porquê e quais as tuas consequências.

Além disso, é fundamental que os pais não falem “não” sem ter a necessidade. Dessa forma, a criança entende que quando é dito, é de forma coerente e começa a entender o contexto da situação. Caso contrário, irá perder o seu valor, tornando-se corriqueiro.

Cada criança vai ter a sua maneira de entender cada situação. Com a gurizada mais agitada, vai ser necessário ensinar muitas vezes e ser um pouco mais enérgico, já com a gurizadinha mais calma, uma simples explicação já será o suficiente.

O Clube da Gurizadinha é o clube de assinatura de livros mais tri de todas as querências. Nós entendemos a importância do “não” na infância, o comportamento infantil e a leitura como um acessório de indumentária gaúcha. Os livros selecionados e entregues pelo Clube garantem para a tua gurizada mais conhecimento e o prazer em dividir histórias e alimentar curiosidades. Além disso, temos brindes e materiais lúdicos que são enviados todos os meses para a tua casa para divertir a tua gurizada!