Aprenda a fazer um chimarrão tri gostoso

Aprenda a fazer um chimarrão tri gostoso

Por CLUBE DA GURIZADINHA      20/04/2020 14:56:36    
Buenas, piazada!

Hoje é o Dia do Chimarrão, um dos principais costumes gaúchos e símbolo do nosso estado. É raridade um gaúcho que não acorde já esquentando a água e preparando aquela mateada para acordar, né tchê?

Não existe coisa melhor do que lagartear no sol em uma roda com a família ou amigos, jogando conversa fora enquanto o chima vai passando de um em um.  É por isso que o chimarrão é tão famoso no sul do país e faz um baita sucesso inclusive em outros estados do Brasil, e até em outros países!

Pensando nisso, hoje o Clube da Gurizadinha vai ensinar a piazada como se faz para preparar um chimarrão tri bom e de respeito, que fique a cara do Rio Grande! Preparados?

Para fazer teu chimarrão tu vais precisar de:
- erva-mate para chimarrão;
- cuia;
- bomba;
- um aparador (pode ser uma tampa lisa);
- uma térmica com água quente.


A gente começa lavando a cuia e a bomba bem direitinho, garantindo que esteja tudo bem limpinho para a mateada ficar zero bala!

Agora vamos ao modo de preparo do chimarrão:
- Preencher a cuia com 2/3 de erva-mate para chimarrão;
- Tapar a cuia e incliná-la ao ponto de encostar a erva-mate num lado. Pode-se utilizar um aparadorou, prato ou até mesmo as próprias mãos para tapar a cuia;
- Na parte vaga, tu deves colocar a água morna (apenas para começar teu chimarrão). Colocando água morna tu não queima a erva e não deixa teu chimarrão amargo. Nas demais vezes que for encher a cuia, a temperatura correta da água é aquela que chia a chaleira ou em torno de 64°C para os pequenos, sem deixar ferver;
- Tape a boca da bomba com teu dedo polegar e coloque a bomba dentro da cuia, descendo-a rente à parte da cuia para que não fique ao meio da erva e não tranque teu chimarrão. Se a água descer após tu retirar o dedo da bomba, teu chimarrão estará pronto.
- Agora é só se deliciar com teu chimarrão! Se tu quiseres, podes usar também um filtro na bomba. Ele impede o entupimento da bomba e assim tu podes apreciar o sabor da erva-mate sem interrupções.


O Clube da Gurizadinha está sempre trazendo curiosidades, histórias e atividades que conectem os gauchinhos e prendinhas aos costumes do nosso estado de maneira divertida e educativa, ensinando sobre nossa cultura e sua beleza enquanto incentivamos o hábito e o gosto pela leitura.

 

2019 Copy - CLUBE DA GURIZADINHA - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas