Árvores bem conhecidas aqui no Rio Grande do Sul

Por CLUBE DA GURIZADINHA      19/08/2021 11:20:49
Estas árvores são bem conhecidas aqui no Estado, inclusive tu já deves ter visto algumas delas nas tuas andanças pelo Rio Grande a fora. Vamos te contar algumas características de cada uma.

A ARAUCÁRIA é um pinheiro de caule liso e comprido que pode chegar à 50 metros de altura. Ela tem uma copa larga e curvada. Ah, é dela que nascem os pinhões que adoramos comer no inverno.

De julho a agosto todas as folhas do IPÊ são substituídas por lindas flores. O Ipê roxo fica maior que o ipê amarelo e é a árvore símbolo de Agudo, cidade do Clube da Gurizadinha.

O UMBUZEIRO tem folhas bem largas e o tronco mole. Ele pode chegar a medir 6 metros e faz uma baita sombra para os gaúchos descansarem.

O BUTIAZEIRO é um tipo de palmeira miúda de caule espinhento que dá a famosa frutinha amarela que é usada para doces, geleias e bebidas.

Tu deves estar sentindo falta da árvore símbolo do Rio Grande do Sul, a Erva-mate. Mas deixamos ela de lado de propósito, pois ela será tema de um texto aqui do blog nos próximos dias.

Tchê, conteúdos como este e muitos outros os nossos pequenos assinantes recebem todos os meses em casa. Nossos kits ensinam de forma criativa sobre o Rio Grande do Sul.