5 BRINCADEIRAS PASSADAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

Por CLUBE DA GURIZADINHA      28/09/2020 09:51:48    
A diversão é garantida em casa quando avós, pais e a piazada se juntam para brincar. O Clube da Gurizadinha escolheu 5 jogos que já fizeram parte dos kits entregues aos assinantes para compartilhar contigo: bolita, 5 Marias, tabuleiro, dado e Pião.
Não é à toa que estes jogos são passados de geração em geração. Eles são feitos com materiais simples, acessíveis. Além disso, exigem habilidade e estratégia das crianças.


BOLITA
Selecione bolitas de vidro e com um lápis, faça um círculo com uns 15cm de diâmetro no chão. Para iniciar o jogo o jogador atira a bolita com o impulso do polegar de modo que a bolita fique dentro do círculo. O Jogador seguinte deve tentar acertar a bolita que está dentro do círculo e, se conseguir, retira ela do círculo e fica com aquela bolita. Vence o jogador que ficar com as bolitas dos demais.

5 MARIAS
Este jogo exige muita habilidade da criança.
Primeiro encontre 5 pedrinhas ou preencha 5 saquinhos pequenos com arroz. Para iniciar, a criança joga 1 pedrinha (Maria) para o alto e tenta pegar as demais que ficaram no chão ou na mesa antes que esta jogada para o alto caia. Primeiro o jogador vai pegando 1 Maria por vez, depois vai pegando 2 Marias e assim sucessivamente.


TABULEIRO e DADO
Um jogo de tabuleiro pode ser criado em casa ou encontrado facilmente em lojas de brinquedos. Se tu quiseres te aventurar em casa e criar um, começa fazendo uma pesquisa sobre um tema. O jogo que entregamos, por exemplo, teve como tema Porto Alegre. Depois, crie o caminho a ser percorrido pelos peões (pecinhas utilizadas pelo jogador) e atribua perguntas a cada casinha do caminho a ser percorrido pelo peão.
Ah, o dado também pode ser um joguinho legal. Em cada lado dele podem estar descritas provas ou prendas para os jogadores. O Clube entregou aos assinantes um dado falando sobre alguns conceitos gauchescos.


PIÃO
O pião que estamos comentando aqui, é aquele de madeira com um corda. Dá uma olhada domo é divertido: com uma mão o jogador deve segurar com firmeza o corpo do pião e com a outra enrolar o cordão em toda a sua volta, deixando um pedaço sobrar pra ser enrolado em volta do seu dedo indicador. Depois, com uma espécie de “chicoteio”, se joga o pião, que desliza no cordão e começa a girar assim que bater no chão. A gurizadinha pode competir e ver qual pião vai mais rápido ou gira por mais tempo. A gurizadinha assinante do Clubinho sabe algumas regras a mais de como brincar com o pião.

O Clube da Gurizadinha está sempre atento em trazer curiosidades, histórias e atividades bem legais típicas da nossa gente daqui do Sul para os gauchinhos e gauchinhas de todas as idades. Incentivamos o hábito e o gosto pela leitura nos pequenos, ao mesmo tempo em que ensinamos a eles de forma divertida sobre as façanhas e costumes do nosso estado que são motivo de tanto orgulho para a gauchada!

2019 Copy - CLUBE DA GURIZADINHA - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas