Brincadeiras típicas do Rio Grande do Sul.

Por CLUBE DA GURIZADINHA      12/03/2020 17:07:38    

Buenas, gauchada!

Nosso clube sabe que, faça chuva ou faça sol, a gurizadinha está sempre procurando por algum tipo de entretenimento. Quando eles passam muito tempo dentro de casa, sem nenhuma atividade, é normal que bata aquele baita estresse nos pequenos, afinal, eles são cheios de energia para gastar!

Para ajudar as prendinhas e gauchinhos com essa inquietude, o Clube da Gurizadinha selecionou algumas ideias de brincadeiras e jogos típicos da região Sul para mexer o esqueleto:

1- Coelho Sai da Toca: Várias duplas juntam as mãos no ar, formando uma casinha, e os jogadores que interpretam os coelhos ficam agachados embaixo das casinhas. Depois de formadas as tocas, uma das crianças fica de pé e grita: “Coelho sai da toca!”. Assim, os coelhos precisam trocar de casinha e a criança que estava de pé tem que tentar roubar a toca de alguém. Aquele que ficar de fora é quem passa a dar o comando, podendo falar também “Troca toca de lugar!”, quando são as tocas (duplas) que devem trocar de coelho.

2- Morto – Vivo: Uma criança é escolhida para comandar a brincadeira e ficar de frente para os demais, todas de pé. Ela deve dizer aos outros participantes se devem ficar em posição de vivo (em pé) ou morto (agachado). Ao ouvir o comando, as crianças devem realizar a ação imediatamente, saindo da brincadeira quem errar. Quem dá as ordens pode dizer a mesma palavra duas ou mais vezes seguidas e depois mudar repentinamente, para enganar o resto da gurizadinha. A última criança restante vence e assume o lugar do chefe.

3- Caiu na Rede é Peixe: Os participantes ficam espalhados e uma pessoa é escolhida para ser o pescador, que deve correr atrás dos outros e tentar pegá-los enquanto fogem. Quem for pego pelo pescador deve ficar de mãos dadas com ele, formando uma rede para tentar pegar o restante das pessoas. Cada “peixe” que é pego passa a fazer parte da rede. Tem que ficar esperto, tchê!

4- Escravos de Jó: A gurizadinha fica sentada no chão em círculo, com uma pedrinha ou outro objeto na mão de uma criança. Todas começam a cantar a cantiga, passando o objeto de uma para a outra, no sentido dos ponteiros do relógio. Na parte do ‘zigue-zá’, o objeto é passado na direção contrária uma vez e logo depois volta pra primeira direção. Quem erra cai fora, e os dois últimos serão os vencedores.

Cantiga:
Escravos de Jó;
Jogavam caxangá;
Tira, bota, deixa o Zambelê ficar;
Guerreiros com guerreiros;
Fazem zigue-zigue-zá.

5- Pião: Com uma mão o jogador deve segurar com firmeza o corpo do pião e com a outra enrolar o cordão em toda a sua volta, deixando um pedaço sobrar pra ser enrolado em volta do seu dedo indicador. Depois, com uma espécie de “chicoteio”, se joga o pião, que desliza no cordão e começa a girar assim que bater no chão. A gurizadinha pode competir e ver qual pião vai mais rápido ou gira por mais tempo. A gurizadinha assinante do Clubinho sabe algumas regras a mais de como brincar com o pião! Então pega teu pião e te diverte!

O Clube da Gurizadinha está sempre atento em trazer curiosidades, histórias e atividades tri legais típicas do nosso Rio Grande pra prendinhas e gauchinhos de todas as idades. Incentivamos o hábito e o gosto pela leitura nos pequenos, ao mesmo tempo em que ensinamos a eles sobre as façanhas e costumes do nosso estado, que são motivo de tanto orgulho para a gauchada!

2019 Copy - CLUBE DA GURIZADINHA - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas