5 ATITUDES POSITIVAS PARA AJUDAR O MEIO AMBIENTE + 1 EXPERIÊNCIA BAGUAL

Por CLUBE DA GURIZADINHA      03/06/2022 10:01:57    
Gurizada, no dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente! Tchê, de acordo com o portal Brasil Escola, esse dia “foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.” Quer saber mais sobre a origem e a importância deste baita dia - clica aqui: Portal Brasil Escola!

Barbaridade!

Vivente, pensando nisso, o Clube procurou 5 atitudes positivas para ajudar o meio ambiente. Afinal, o que temos de mais valioso é o nosso planeta e a nossa Fauna e Flora e devemos estar sempre atentos para cuidar cada vez mais das nossas riquezas naturais. Então, te aprochega:

 
Utilizar sacolas retornáveis ou Ecobag O uso excessivo de sacolas plásticas acaba gerando o acumulo de lixo. Então, opte por usar sacolas retornáveis ou até mesmo Ecobag – que são sacolas ecológicas feitas de diversos materiais naturais. (Quer saber mais sobre a Ecobag?! Acessa: O que é ecobag e como usá-la no dia a dia?).

 
Preservar a nossa Fauna e Flora Tchê, é muito importante preservar e cuidar muito bem da nossa Fauna e Flora, afinal, ela nos ajuda em muitos aspectos. Atitudes simples podem ser muito significantes, como:
 
  • Preservar nossas árvores – não fazer podas ilegais e plantar novas por aí;
  • Não pescar em períodos de reprodução dos peixes;
  • Não realizar a caça ilegal;
  • Preservar nossas matas e florestas para que os animais nativos tenham uma melhor qualidade de vida!

Utilizar meios de transportes alternativos - É comum encontrar artigos e posts falando sobre como os carros influenciam de maneira negativa no meio ambiente, pois eles possuem gases que poluem muito! Então, procure alternativas para largar um pouco de mão o teu veículo, como, por exemplo:
 
  • Ir nos lugares a pé ou de bicicleta: É sempre bom exercitar o nosso corpo. Além disso, fazendo uma caminhada ou andando de bicicleta - tu podes aproveitar para desfrutar das belezas e dos lugares que a tua cidade oferece;
  • Fazer rodízio de carona: Se não for possível realizar o trajeto a pé ou de bicicleta - tu podes optar por criar um sistema de carona. Assim, um número significativo de carros não andarão por aí;
  • Usar o meio de transporte público!

Praticar os TRÊS R’S Já falamos sobre os TRÊS R’S em um post nas nossas redes sociais, mas é sempre bom relembrar! Os TRÊS R’S são: reduzir, reutilizar e reciclar, ou seja, são ações simples que ajudam o nosso planeta - como: preferir copos e outros materiais reutilizáveis (reduzir); reutilizar potes de vidros ou garrafas para decoração ou caixas de papelão para guardar objetos (reutilizar); utilizar papéis reciclados (reciclar).
 

O básico, mas não o menos importante: ECONOMIZAR ÁGUA - Vivente, tu já deves estar atucanado de tanto escutar ou ler sobre economizar água, mas é preciso sempre reforçar! Economiza na hora do banho; ao escovar os dentes; reutiliza a água da máquina de lavar roupa para lavar a calçada, etc. A água é o nosso bem vital, tchê!
 

Bacana né?!

Ah! Vamos mostrar também uma experiência bem bagual para a gurizada: o Germano adora uma experiência e ele aprendeu uma bem bacana num Encarte Fatos e Gauchices do Clube da Gurizadinha e agora ele vai te mostrar por aqui! Então, vamos juntos fazer broto de feijão?

MATERIAIS: Uma casca de ovo; Um rolo de papel higiênico; Algodão; Feijão.



 COMO FAZER: Planta o feijão dentro da casca de ovo usando o algodão e regando com água. Depois, tu vais observar que com o passar dos dias o broto vai crescer de montão.
Ah! E se tu quiseres dar uma incrementada — o teu broto pode até ter rosto, pilcha e nome! Para isso é só pegar tuas canetinhas ou lápis de cor e soltar a criatividade!
Com o rolo do papel higiênico tu podes montar a veste do teu gauchinho ou gauchinha!



O Clube da Gurizadinha está sempre preocupado em trazer curiosidades, histórias e atividades tri legais!
Assina de vereda clicando
aqui!

 

Fontes de pesquisa:
- SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente"; Brasil Escola.
Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm
 
MUNDO EDUCAÇÃO - 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente.
Disponível em:
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/10-dicas-importantes-para-preservar-meio-ambiente.htm

Site SACOLAECOLOGICA.COM - O que é ecobag e como usá-la no dia a dia?
Disponível em:
https://www.sacolaecologica.com/blog/sustentabilidade/o-que-e-ecobag-e-como-usa-la-no-dia-a-dia/

Gauchices do Clube da Gurizadinha!

 

2019 Copy - CLUBE DA GURIZADINHA - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas