CLUBE DA GURIZADINHA CONHECENDO SÃO JOSÉ DOS AUSENTES

Por CLUBE DA GURIZADINHA      14/06/2022 11:18:50    
A gurizadinha estava reunida num dia frio de renguear cusco para lagartear no sol. Fazia 9ºC no centro do Rio Grande do Sul. Enquanto comiam bergamota após o almoço, a gurizada não falava em outra coisa a não ser no frio que sentiam. Até que escutaram o repórter do noticiário: em São José dos Ausentes pela manhã fez 1°C com sensação de -4°C.

Espantados com a notícia, foram pesquisar um pouco sobre este lugar, que é considerado o Município mais frio do nosso Estado.

Germano encontrou São José dos Ausentes bem lá na pontinha do mapa do Estado. Também descobriu que lá está o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, o “Pico do Monte Negro”, que fica 1.403 metros mais alto que o nível do mar. O piá ficou curioso e queria saber mais sobre essa cidade, então começou a campear pela internet e de vereda descobriu pelo site da Prefeitura de São José dos Ausentes — que o Pico fica a 43 km do centro da cidade e que para chegar até lá —, é possível ir de carro por uma estrada municipal chamada Silveira. Então, logo tratou de conversar com os pais e organizou uma caravana com toda a turma para conhecer este lugar louco de especial.


Depois de uma longa viagem, Germano ficou deslumbrado ao caminhar pela borda dos paredões e se encantou com a baita vista! Além disso, a gurizada queria se aventurar um pouco mais. Então, Germano propôs visitar os Cânions e algumas cachoeiras que tinham por lá!


Ah! Neste ponto, a gurizada já estava varada de fome e antes de começarem os passeios, pararam numa queijaria —a Fazenda Rincão Comprido -, para fazer um lanche bem reforçado de lamber os beiços. Tchê, conversando com o dono da queijaria descobriram algo bem interessante:
 
 
Após forrarem o estômago, seguiram a proposta de passeio do Germano e foram se aventurar. Começaram o trajeto pelo Cânion Boa Vista — lá, a gurizada descobriu que esse Cânion apareceu na novela “Além do Tempo”, de 2015, da Rede Globo e se encantaram com a baita vista. Logo após foram até os Cânions Cruzinha e Rocinha ambos com belezas de tirar o fôlego da gurizada.
 


Cansados do dia cheio, foram logo campeando na internet as pousadas disponíveis e, assim, descobriram muitas opções em pousadas, sítios, hostels e hotéis. Tchê, ficaram na dúvida, já que todas ofereciam atrativos tri legais e muitas trilhas com belezas únicas para serem contempladas, mas acabaram escolhendo a Pousada Fazenda Aparados da Serra e descansaram do dia tri agitado!


Já no dia seguinte, após um belo café da manhã, Germano e a gurizada seguiram para o baita roteiro de atividades que criaram para fazer na região. Começaram pelas cachoeiras, e o Germano ficou abobado, já que ficou sabendo também pelo site da Prefeitura que algumas delas foram cenários de novelas, como:

 
  • - Cachoeirão dos Rodrigues: É uma cachoeira de 28 metros e fica cerca de 30 km do centro da cidade. Apareceu na novela “O Profeta”, de 2006, da Rede Globo. Lá, a gurizada deu umas bandas entre campos e matas.

     
  • - Cachoeira das Sete Mulheres: Essa cachoeira é toda cortada por paredões de pedras e a gurizada se largou na pernada em uma trilha: “passando por campos, riachos e florestas típicas da região dos Campos de Cima da Serra”, para chegar no local que foi cenário da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, de 2003, também da Rede Globo.

     
  • - Cachoeira/Cascata do Juvenal: Essa queda de água é próxima do Sítio Vale das Trutas e também foi palco para a minissérie “A casa das sete Mulheres.”
     
 

Barbaridade! São José dos Ausentes possui ainda rotas de rios diferenciados para serem explorados:
 
  • - Despraiado: Depois de percorrer um caminho cheio de campos e matas, a gurizada pôde aproveitar para conhecer as quedas de águas transparentes do Rio Despraiado e contemplar a encantadora paisagem.
     
  • - Desnível de Rios: Aqui a gurizada pôde ver a façanha da natureza nas rochas e montanhas, onde dois rios correm lado a lado e separados por um monte com um desnível de 18 metros.
 

Depois de conhecerem tantos lugares, eles tiveram que ir embora, mas já estavam pensando numa próxima data para voltar a São José dos Ausentes, pois o que não falta nessa cidade são trilhas para serem exploradas e locais para serem admirados.


O Clube da Gurizadinha está sempre trazendo curiosidades, histórias e atividades que conectem os gauchinhos e prendinhas aos costumes do nosso estado de maneira divertida e educativa, ensinando sobre nossa cultura e sua beleza — enquanto incentivamos o hábito e o gosto pela leitura.

 
  •  Fonte de pesquisa:
- Site da Prefeitura Municipal de São José dos Ausentes. (https://www.saojosedosausentes.rs.gov.br/);
- Gauchice - Clube da Gurizadinha.

 
  • Fotos:
Paisagens - site da Prefeitura Municipal de São José dos Ausentes;
Foto dos queijos coloniais - site do Jornal do Comércio (www.jornaldocomercio.com).

 

 
 

2019 Copy - CLUBE DA GURIZADINHA - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas