CLUBE DA GURIZADINHA NO 1º PEITAÇO DA COMPOSIÇÃO REGIONAL

Por CLUBE DA GURIZADINHA      31/07/2019 15:37:13    
Entre os dias 19 e 21 de julho, ocorreu a primeira edição do Peitaço da Composição Regional. O evento, idealizado e organizado por Shana Müller, importante figura da música gaúcha, trouxe discussões sobre o papel do feminino na música regional, além de debater sobre o espaço da mulher na composição. Esse evento aconteceu na Fazenda São Francisco Pinhal, em Val de Serra, Júlio de Castilhos/RS, e contou com a participação de muitas mulheres influentes na música e na cultura do nosso estado, intérpretes, compositoras, musicistas e poetisas.

A convite da Shana Müller, o Clube da Gurizadinha foi responsável por promover atividades para a gurizada durante o evento, no dia 20 de julho. Enquanto as mulheres participavam de palestras e oficinas no acampamento, a criançada aproveitava o dia com as atividades do clubinho mais tri de todas as querências. Essa iniciativa proporcionou mais tranquilidade e liberdade às mães que participaram do evento, além de também ser um momento de integração das crianças com a cultura gaúcha, com atividades e gauchices preparadas especialmente para elas.

No nosso espaço, localizado na garbosa Casa da Árvore, nada de tecnologia. O foco eram as atividades lúdicas que trabalham a imaginação proporcionada pelas histórias as brincadeiras de antigamente. Conectadas com a linguagem e cultura gaúcha, marca registrada do nosso clubinho, as crianças participaram das seguintes atividades:
- Contação de histórias feita por profissionais com auxílio de fantoches e de recursos criados pelos pequenos.

- Momentos de integração com desenhos do clube para colorir, cantinho da leitura, jogo de desafios gauchescos, jogo das 5 marias e jogo do passa anel. 

- Construção de máscaras e fantoches com material reciclável, inspiradas nos personagens dos livros e utilizadas na contação de histórias.

- Criação e contação de histórias criadas pelas crianças com os fantoches da Gurizadinha.

- Pintura de rosto e mão inspirada nos personagens do Clube da Gurizadinha – Cícero, Catarina, Guri e Germano.

- Brincadeiras com os brindes do Clube da Gurizadinha e bichinhos de balão canudo. 
 
As mamães que visitaram o nosso espaço também puderam aproveitar as dicas pedagógicas para uma baita leitura com a gurizadinha. Elas aprenderam sobre a melhor abordagem para uma contação de histórias, além de dicas sobre local, horário, tempo de leitura e tipo de livro ideal para cada fase da gurizadinha. 

Foi um baita dia! Repleto de atividades divertidas e educativas para a gurizadinha e as mamães presentes. Para nós, do Clube da Gurizadinha, foi um prazer ter feito parte desse evento com tema tão representativo para a cultura gaúcha.

Confira os registros em nossas redes sociais.

2019 Copy - CLUBE DA GURIZADINHA - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas