Como criar hábitos de leitura?

Por CLUBE DA GURIZADINHA      25/05/2020 17:16:55    
Sabemos que, muitas vezes, a leitura é uma embretada na rotina da gurizada. Eles têm muita energia e por vezes preferem brincar com atividades mais ativas ou com jogos nos smartphones, computadores ou videogames.

            Porém, a leitura é uma atividade fundamental para a infância e é um hábito que deve ser exercitado, fazendo dele um passatempo prazeroso. Os benefícios da leitura são muitos, como o estímulo da criatividade, memória e conhecimento, além do desenvolvimento da capacidade de concentração e atenção.

            Por isso, o Clube vai te ajudar e dar algumas dicas de como criar hábitos de leitura. Te liga e vem com a gente!
  • Seja o incentivo da tua gurizadinha!
O Clube já escreveu sobre como incentivar a leitura para a gurizadinha (confere aqui! LINK: https://bit.ly/35D75xM). É interessante que o papai e a mamãe leiam um livro para o seu filho ou criem um momento para fazer essa atividade em conjunto, com todos da família lendo sem polvadeira, para incentivar um ao outro.
  • Reserve um tempo para a leitura
Assim como reservar um tempo para os estudos, exercícios físicos e outras atividades é importante, a leitura também merece um tempo dedicado somente a ela. Como já mostramos, esse é um exercício que traz muitos benefícios e desenvolve inúmeras habilidades. Reserve um tempo à noite, depois do almoço ou quando encaixar melhor na rotina da tua gurizadinha. Não dá pra ficar andando de rédea solta, tchê!
  • Crie um cantinho de leitura
Depois de reservar um tempo para a leitura, é tri interessante de criar um cantinho de leitura. Esse cantinho vai deixar o hábito da leitura ainda mais divertido, incentivando a tua gurizadinha a ler ainda mais e mostrando que, quando se está nesse cantinho da leitura, não há espaço para ficar com cabeça de passarinho ou outras brincadeiras: é hora de ler e imaginar!
  • Meta de páginas por dia
Uma estratégia que pode ajudar a tua gurizadinha a se engajar mais na leitura é criar uma meta de páginas por dia. É importante respeitar os limites de cada um e não deixar com que a leitura se torne algo exaustivo. A meta é para incentivar e não desanimar! Quanto mais a leitura avançar, mais a gurizadinha fica de orelha em pé!
  • Crie vida à história
Invente, crie e fantasie! Esse é um ótimo método para criar hábitos de leitura. Após realizar a leitura, converse com a tua gurizadinha sobre a história, sobre os personagens, faça perguntas, questione... o que será que vai acontecer? Mas e agora, o que ele vai fazer? Como tu imaginas que essa história vai acabar? Criar vida a história que está sendo lida é uma maneira de incentivar a curiosidade e, assim, incentivar a leitura de todos os dias. A gurizadinha vai ficar vivaracha!

O Clube da Gurizadinha é um clube de assinatura de livros infantis que apoia esse hábito em todas as idades! No Clube, entregamos na tua casa livros infantis selecionados para a idade da tua gurizadinha, além de materiais da cultura gaúcha e brincadeiras que ensinam sobre os costumes do nosso estado. É tri legal, tchê!

2019 Copy - CLUBE DA GURIZADINHA - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas