MATERNIDADE: COMO CONCILIAR TRABALHO E FAMÍLIA

Por CLUBE DA GURIZADINHA      17/07/2019 09:04:28    

Sabemos que conciliar a vida familiar e profissional não é uma tarefa fácil, principalmente quando se tem filhos pequenos em casa. É preciso encontrar um equilíbrio entre essas duas coisas, e ninguém acerta sempre, fique tranquila. Hoje, vamos falar um pouquinho sobre esse assunto e te dar algumas dicas para ajudar a conciliar o trabalho e a vida familiar.

Para começo de conversa, não deixe que te digam que o teu trabalho deve ser deixado de lado. Se é uma função que te faz feliz, tu não deves abrir mão dela. Assim como a família, a profissão faz parte de quem nós somos e também merece a nossa atenção.

Essas duas funções podem entrar em harmonia, mas é preciso saber dividir bem as coisas. Não coloque nenhuma delas acima de tudo, cada uma é prioridade em um determinado momento. Lembre-se também que cada pessoa da tua família também tem suas próprias atividades, como trabalho ou escola, e eles não vão precisar de ti o tempo todo. Então, não precisa te atucanar!

Inclusive, é muito importante que a gurizadinha, desde cedo, tenha seus próprios compromissos e relacionamentos, como é o caso da rotina na escola, por exemplo. Tu podes ler mais sobre esse assunto em A importância da escola desde os primeiros anos da gurizadinhaBuenas, aqui vão algumas dicas tri fáceis que podem te ajudar a conciliar trabalho e família:
 

- Planeje-se, organize o teu tempo de forma que não fique sobrecarregada. Por exemplo, não leve trabalho para casa, esse é o teu espaço de descanso e não merece ficar associado a um momento de estresse. Respire, tudo pode esperar. 
Defina tuas prioridades pensando em metas e objetivos para ambas as partes: trabalho e família. Uma coisa muito importante é colocar esses objetivos no papel com datas e passos bem definidos. A palavra escrita tem muita influência na nossa mente, costumamos memorizar e cumprir melhor os compromissos que anotamos para nós mesmos. 


- Lembre-se que qualidade é melhor que quantidade, e isso vale para trabalho e também para os relacionamentos com a família. Às vezes, a tua gurizadinha não precisa de atenção em tempo integral, mas só de uma experiência prazerosa que fortaleça o vínculo entre vocês. Dedique pelo menos alguns minutos do dia para saber como foi o dia do teu pequeno, ou para uma leitura – e pode ter certeza, esse é um jeito muito bom de criar uma baita conexão entre a família. Tu podes ler mais dicas para aproveitar os momentos em família nos textos: 4 brincadeiras tradicionais para ensinar à tua gurizadinha e Como o Clube da Gurizadinha pode ajudar no desenvolvimento do teu filho.

- Não se sinta culpada se não der conta, peça ajuda e desabafe. Se estiver atucanada por algo que aconteceu no trabalho, não desconte em casa, e vice-versa. Às vezes, quando já estamos estressados com o trabalho, qualquer coisa nos tira do sério; é preciso levar as coisas com calma, pois tu podes te arrepender depois de alguma reação exagerada. Para te ajudar no trato com as crianças, também tempos outras dicas pedagógicas no texto Diferença entre impor limites e dar castigo.


É extremamente necessário valorizar a vida profissional e a vida familiar, dando a cada uma sua devida importância, sabendo dizer “não” se algo for te sobrecarregar demais, ou seja, avalie e faça apenas o que for saudável para a tua vida. Os interesses sempre devem ser valorizados na mesma medida, ou seja, tente encontrar um ponto de equilíbrio entre essas duas funções importantes na tua vida. 

2019 Copy - CLUBE DA GURIZADINHA - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas