Vem descobrir sobre o plantio do arroz aqui no RS

Por CLUBE DA GURIZADINHA      17/04/2020 11:04:39    

Como vai, gauchada?

Hoje nós vamos falar sobre um dos principais acompanhamentos dos nossos famosos churrascos, e um alimento que está sempre presente durante a nossa semana: o arroz!

Tu sabias que o Rio Grande do Sul é um dos principais Estados que produzem este alimento? Pois é, a gente consome uma baita quantidade desse grão. Por isso, hoje o Clube da Gurizadinha vai te mostrar como o arroz vem parar no teu prato!

A planta do arroz precisa de um montão de água para crescer e o local ideal para plantação é em regiões próximas de rios, lagos ou onde chova com frequência, em um solo rico em nutrientes e de preferência plano. A melhor época para realizar o plantio é setembro, assim a colheita fica entre novembro e abril, protegendo os grãos daquele friozão característico do nosso Rio Grande.

Se estiver “verde” ou úmido quando colhido, o arroz é mandado para as secadeiras, onde fica até atingir a umidade certa para ser armazenado ou consumido. Estas secadeiras são aquecidas pela queima da casca do arroz previamente beneficiado.

Caso não seja beneficiado, o arroz vai para os silos, onde será conservado até o seu uso. É preciso controlar a temperatura interna dos silos, além de um monte de cuidados para evitar a infestação de insetos e o brotamento do arroz na parte superior. Que trabalheira, tchê!

A primeira etapa do beneficiamento é tirar fora a casca do arroz, passando ele por dois roletes de borracha. Depois de um tempo é feita a classificação, onde são separados os grãos de “arroz vermelho”, que são aqueles que tem formato um pouco diferente dos grãos de arroz comuns e são bem frequentes nas lavouras da nossa região.

Depois disso, o arroz passa por peneiras para garantir que nenhum material intruso se misture e chegue até o pacote. Depois, ele é pesado, embalado, recebe lote e data de validade, e os pacotes são embalados em fardos de pesos diferentes. Tri legal, né?

Ao final, o arroz é distribuído para os mercados e armazéns por aí afora, daí a gente só tem que comprar, cozinhar, temperar e servir! Ah, e claro, encher o bucho!

O Clube da Gurizadinha está sempre trazendo curiosidades interessantes para a piazada se entreter e aprender cada vez mais! Por isso, no gauchices do mês de abril, trouxemos várias atividades relacionadas ao plantio de arroz, incluindo uma receita para os assinantes do Clube fazerem utilizando nossos brindes do mês: uma colherinha de madeira e uma amostra de arroz!

Vem pro Clube da Gurizadinha, tchê!

2019 Copy - CLUBE DA GURIZADINHA - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas